4.10.05

Le livre est sur la table

Com a melhora do idioma, comecei a ver e rever filmes franceses. O consumo desenfrado vai desde "As bicicletas de Belleville" até umas coisas horrorosas que o japa da locadora indica.

Como estou coçando um pouco, esperando a hora de ir embora, vamos aos comentários irrelevantes. Não, amiguinhos, aqui não tem resenha ou sinopse de filme, que eu não tenho talento pra isso.

Le déclin de l'empire américain
Le déclin de l'empire américain * * *
Putaria é putaria e Rémy é meu ídolo.

Les invasions barbares
Les invasions barbares * * * *
:'( Na época foi uma tremenda decepção, de tanto alvoroço que foi criado em torno do filme. Esperava que seria um divisor de águas, aquela coisa toda e não foi. Mas revendo deu pra sentir o baque - é mesmo um filme poderoso.

Le fabuleux destin d'Amélie Poulain
Le fabuleux destin d'Amélie Poulain * * *
Filme gracinha, com a gracinha da Audrey Tautou (que Deus lhe conserve).

Foi nesse que eu percebi que pra escrever francês decentemente vou ter que gastar as pestanas (apesar de ser o melhor aluno nos ditados, hehe). Ô idioma fiadaputa de difícil - é muita viadagem para uma língua só. Fui colocar legendas em francês pra tentar acompanhar, hahaha, que ingênuo... Como é mesmo que diz o ditado? Qualquer vaca espanhola consegue falar o francês, mas nenhuma é capaz de escrevê-lo.

Un long dimanche de fiançailles
Un long dimanche de fiançailles * * * *
Audrey Tautou, uh!
:'( Certos filmes necessitam estado de espírito preparado para assistí-los. E eu não estava preparado. Amor persistente assim machuca.

Recomendo com todas as forças.

M A M

:'(