21.9.05

Morangos e flores


Programa para o sábado: show do Nando Reis e Festa do Morango em Atibaia.

Festa do morango?! Confesso que fiquei cabreiro. Imaginei algo totalmente entediante, sei lá, uma feira gigantesca onde todas as barracas gritavam na sua pobre orelha: "Olha o morango, dona Maria!", "Vamo levá que tá barato!" ou alguma coisa do tipo.

Nada, me enganei. A festa, que também é das flores, acontece num parque belíssimo em Atibaia, outra bela cidade do interior paulista. E não é uma festa oba-oba do morango apenas, tem todo tipo de rango que faz você se lembrar imediatamente dos médicos e suas recomendações, mas dizer um foda-se mentalmente e cair matando. E barraquinhas com bugigangas mil, brincadeiras pra criançada, apresentações de danças de vários países etc.

E tem um suco de morango, minha gente, ah! aquele suco de morango. Nunca experimentei nada nem parecido. Delicioso! Tomei logo três. Só não tomei uns cinco ou seis porque fiquei com vergonha. :-P

Na festa também rola uma exposição de flores, que a cada ano ganha um novo tema. O desse ano, para espanto dos meus olhos, foi o fundo do mar. Assim, num pavilhão acontece essa exposição, onde os japas - quem planta flores e morangos no Brasil são os japas, certo? Eu dizia que os japas... Peraí, vamos de novo.

Num dos pavilhões rola uma exposição de flores com o tema "Paraíso do fundo do mar". Me caiu o queixo. A impressão que você tem é de que realmente está no fundo do mar e todos os detalhes, todos, são feitos com flores. Da roupa das gueixas à estrela-do-mar, tudo é construído com flores e pétalas. Uma sereia com o corpo coberto de morangos também me chamou a atenção.

Pena que com foto não seja possível transmitir a sensação real de estar ali. Mais pena ainda que minha bateria estava no osso (e minha câmera é chinfrim) e eu não pude tirar todas as fotos que aquele lugar merece.

Ah, eu já falei que tem bastante rango japa? E do suco de morango? E doces, quem gosta?

No próximo final de semana acontece a última festa. Vou de novo.

Fica aí a dica pra quem tá de bobeira em São Paulo. Uma horinha de estrada e 12 merréis de entrada não matam ninguém.

Festa das Flores e Morangos de Atibaia