21.9.05

Brinquedos novos

Vendendo o peixe:
nas fotos, nova estrutura para workflow de geração de PDF. Uma fração do custo de um sistema pronto e fechado. Interessado em montar um na sua empresa? Entre em contato: marcosrs arroba gmail ponto com
***

Há muito tempo queria colocar as mãos em uma solução de servidores Apple. Optei por um Xserve e um Xserve RAID, além de três Dell para rodar softwares Windows only. Quando precisamos fazer um upgrade na estrutura do local onde trabalho, a opção por servers e storages Apple foi tranquila. O desempenho é fabuloso e o custo por gigabyte é menor do que gigantes famosos do mercado, como EMC e HP. Fora a facilidade de configuração e manutenção do sistema, graças ao mais avançado sistema operacional do mundo.

Com 5 novos servers, switches e cabeamento gigabit, o aumento na performance ficou entre 500 e 600%! PDF prontos e checados automaticamente (passando por OPI) em menos de 1 minuto (pág. dupla). Poder de fogo é isso aí.

***
Há três anos, falar em Terabyte (mil vezes um gigabyte) era exagero. Naquela época não se fazia arquivos de Photoshop de 1 GB (fechado!). Hoje, com a popularização dos gravadores de DVD, criou-se novos formatos de mídia, que brincam na casa dos metros e consomem espaço e processamento aos gigaflops. Além disso, layouts hoje são montados totalmente em Photoshop - revistas e campanhas inteiras nascem sem ver a cara de QuarkXPress. Aí o backup de um trabalhinho pequeno fica em 5, 6, 8 GB. Básico. Ou seja, agora 2 terabytes não dão pro cheiro. Mesmo assim, espero que o novo storage dure pelo menos seis meses antes de começar a gritar por falta de espaço.