Fromage et vin
Comecei a estudar queijos e vinhos. Primeiro meio de brincadeira, mas acabei tomando gosto pela coisa. O que a princípio parece apenas algo ligado a comer e beber, mostra-se uma aula fabulosa de história, geografia, biologia, filosofia, sociologia etc. Estou fascinado.
Para treinar, organizei meu primeiro evento completo de queijos e vinhos. Foi um sucesso. Um menu caprichado, com queijos ingleses, franceses e brasileiros, e vinhos franceses, italianos e portugueses. (água na boca!)
Nelcy, a anfitriã, aprovou e já quer outro.
***
Aqui uma receita de patê que eu criei e que fez muito sucesso, apesar de simples. O sabor é maravilhoso, com um início que pega forte na boca mas que vai suavizando aos poucos, até revelar um final adocidado. Delícia!
Patê de gorgonzola com tomate seco
150 g de gorgonzola*
50 g de tomate seco
1/2 pote de requeijão cremoso (aquele de copinho)
azeite a gosto (100 ml é uma medida razoável)
Numa tigela, amasse o gorgonzola e o tomate seco com um garfo, enquanto vai regando com azeite. Quando os pedaços estiverem menores, junte o requeijão e misture até adquirir uma consistência cremosa e uniforme. Sirva com pão italiano, ciabata ou francês.
Por ter um final adocidado (característica dos azuis, aliado ao tomate seco), qualquer tipo de vinho acompanha bem esse patê. Claro que eu indico um cabernet sauvignon seco, mas ditar regra tá fora de moda.
Dica: para quem não gosta do sabor forte dos queijos azuis, o truque é aumentar a quantidade de requeijão, que entra nessa receita apenas para suavizar o sabor. O contrário também funciona: para quem gosta de queijos azuis, o requeijão é opcional.
*você pode substituir o gongonzola por roquefort ou ainda o blue stilton inglês (sendo os dois últimos mais fortes). Nessa festa usei o blue stilton, que tinha às fartas.
<< Home