16.1.03

Ontem, por circunstâncias que não vêm ao caso, me recordei de uma brincadeira idiota que a molecada fazia na minha época: arrancar os óculos dos outros.

Pobres das crianças que, como eu, precisavam de um par de lentes no meio da cara para poder enxergar o mundo (minha miopia sempre foi forte). Sempre tinha um engraçadinho que vinha insistir em alguma coisa e diante de uma negativa arrancava os óculos do meu rosto e ameaçava: "-Só devolvo se você...".

Só quem não enxerga bem sabe o ódio visceral que isso causa. Você ali, sem poder de reação, tentendo enxergar alguma coisa enquanto o paspalho se diverte escondendo seus olhos. Ódio, muito ódio. Essa deve ser a coisa que mais me tira do sério na vida. Mesmo que às vezes eu consiga disfarçar.

Você que me lê e já fez essa besteira alguma vez na vida, deveria se sentir muito envergonhado agora.