23.4.01

Serjão postou um artigo do Dr. Drausio Varella sobre dor forte e morfina. Cara, eu sei o que é dor forte. Tenho cálculo renal e penso em morrer cada vez que tenho uma crise. Com muita sorte, fico apenas 3 horas com a dor que é considerada uma das piores da humanidade, lado a lado com o parto e as de pacientes terminais de câncer.

Eu tô aqui comentando isso por causa desse trecho:
Tradicionalmente, a ênfase do ensino nas faculdades é colocada na cura das doenças, e não no alívio da dor.
Certa vez, umas 6 horas depois de ter dado entrada no hospital, uma doutora veio me dar um sermão com um papo do tipo: "Se você tivesse seguido o tratamento (ingerir muita água) não estaria sofrendo agora." Engoli um xingamento e meus olhos cheios de lágrimas só puderam ver ela saindo da sala, me deixando lá com a impressão que eu estava ali pagando por não ter seguido os conselhos médicos. Que a doutora não ia reforçar o analgésico pra eu "aprender a lição". Que a culpa de tudo aquilo era minha. Só me restou esperar mais um pouco, até outra dose vir aliviar meu sofrimento.

No fim do texto do Varella, a frase que eu reforço em coro:
"As faculdades de medicina precisam ensinar aos estudantes que, ao lado da cura, aliviar a dor de quem sofre é a função mais nobre do médico."